Secretaria Estadual de Saúde emite Nota Técnica que alerta para a reintrodução do Sarampo no Brasil



#Saúde | 20 de Julho de 2018

A Secretaria de Estado da Saúde Pública divulgou neste dia 16 de julho, uma Nota Técnica nº 07 que alerta para reintrodução do Sarampo no Brasil. A nota explica a importância de investigação e notificação imediata de doenças. É imporante destacar que a vacinação é de suma importância como estratégia de proteção contra a patologia.

A campanha de vacinação é exclusiva para crianças de um (1) ano até quatro anos, onze meses e vinte e nove dias (1 ano, 4 meses e 29 dias). Em São Miguel/RN, o dia D, será em 18 de agosto. Salve essa data e vacine nossas crianças.

Anexa a esta publicação, encontra-se a Nota Técnica nº 07 disponível para download.

 

 

Saiba mais sobre o Sarampo:

Transmissão

Ocorre diretamente de uma pessoa para outra, seja por secreções do nariz ou da boca expelidas ao tossir, respirar ou falar. Para interromper a transmissão do sarampo é preciso que 95% da população esteja vacinada. Portanto, todas as crianças, adolescentes e adultos precisam se certificar de que estão com a caderneta de vacinação em dia.

Sintomas

Os primeiros sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, dificuldade de olhar para a luz e lacrimejamento. No quarto dia de sintomas surge o exantema, as manchas na pele de coloração avermelhada que, em três dias, atingem todo o corpo. A febre então fica alta e pode chegar a 38,5°C. Elas surgem cerca de 14 dias após a exposição ao vírus, e o contágio ocorre de quatro dias após o aparecimento das lesões na pele. A fase crítica acontece quando o paciente contrai alguma infecção viral ou bacteriana. O risco de morte é real em crianças até os 2 anos de idade. 

Diagnóstico

O vírus do sarampo pode ser identificado na urina, nas secreções nasais, no sangue ou mesmo em tecidos da pele. As amostras devem ser coletadas até o quinto dia a partir do início das manchas, mas o ideal é que isso ocorra nos três primeiros dias. 

Anexos
Nome Tipo Baixar
NOTA TÉCNICA 07 - SOBRE A REINTRODUÇÃO DO SARAMPO NO BRASIL pdf