Prefeitura reorganiza Estratégia de Saúde da Família em São Miguel

#Saúde | 23 de Fevereiro de 2017

A Prefeitura de São Miguel, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando sucessivas reformulações na estrutura física e em sua rotina de trabalho para proporcionar uma melhor assistência à saúde dos micaelenses. De acordo com o secretário interino de Saúde, Luiz Marcos Alves da Costa, o diagnóstico começou nos primeiros dias de gestão e os resultados positivos já são perceptíveis.

"Quando assumimos a pasta, precisamos reordenar a Estratégia de Saúde da Família. Hoje, São Miguel tem direito a 11 equipes do PSF, mas, na época, não tinha nenhuma equipe ativa e estava tudo praticamente parado. Inclusive, devido essa situação, chegamos a correr o risco de ficar sem receber os recursos da atenção básica, porque não tinha nenhuma produtividade registrada no Ministério da Saúde após meados de outubro de 2016", disse.

Equipes retomam os trabalhos

No mês de janeiro, 2 equipes retomaram os trabalhos nos postos de saúde. Em fevereiro, mais 3 assumiram suas devidas funções, somando um total de 5. Destas, três são compostas por médicas cubanas, que são: Dra. Yadira Despaigne, Dra. Liliana Perez e Dra. Liliana Alcantara. "As médicas cubanas haviam sido dispensadas das atividades do município, mas entendemos a importância delas para aumentar o atendimento às demandas nos postos de saúde. Por isso, optamos por, mais uma vez, incentivar suas permanências em nosso município", afirmou o prefeito de São Miguel, Zé Gaudencio Torquato.