Prefeitura de São Miguel resgata programação cultural da Semana Santa no município

#Cultura | 17 de Abril de 2017

O município de São Miguel vivenciou na última semana uma intensa programação cultural e religiosa em alusão à Semana Santa. Entre os dias 10 e 16 de abril aconteceram eventos que envolveram as escolas municipais, estaduais e particulares, além da encenação da Santa Ceia, estações da via sacra pelas ruas da cidade, ressurreição de Jesus Cristo e malhação de Judas.

A encenação da Via Sacra iniciou-se dia 12 de abril, na rua José Alves da Silva, ao lado da Escola Municipal Elisiário Dias, e percorreu as ruas de São Miguel exibindo as 14 primeiras estações, até finalizar no no Largo do Parque da Lagoa. No domingo (16), dia de Páscoa, foi apresentada à toda população a 15ª Estação (Jesus Ressuscita). Crianças, jovens, adultos e idosos tiveram a oportunidade de conhecer ou rememorar toda a história de Jesus Cristo, do processo de sua morte à ressurreição.

Malhação de Judas

Outra frente de prioridade da Prefeitura foi o apoio aos grupos da cidade que tradicionalmente percorrem as zonas rural e urbana pedindo contribuições em alusão à Malhação de Judas. No domingo, dia 16, no Largo da Quadra Poliesportiva Maria Manuela, aconteceu a simbologia da morte de Judas, através do desmonte e explosão dos bonecos.

De acordo com o prefeito de São Miguel, Zé Gaudêncio Torquato, esta foi a primeira de muitas intervenções culturais promovidas pela nova gestão. "Após o período de organização interna de todas as pastas do município, começamos a fazer com mais frequência ações que envolvem a comunidade micaelense. Ficamos bastante satisfeitos com a receptividade do público à programação da Semana Santa em São Miguel desenvolvida pela Secretaria de Educação", afirmou.

A iniciativa contou com a realização da Prefeitura de São Miguel, envolvendo todas as secretarias e, em especial, a Secretaria de Educação, com apoio dos departamentos de Ensino, Cultura, Esporte, Turismo, Eventos e Lazer, além da Companhia de Teatro Raízes do Povo e do Super Queiroz.