Prefeitura lança cartilha sobre Centenário do Grupo Escolar Padre Cosme

#Cultura | 11 de Dezembro de 2018

Celebrando nesta terça-feira (11) os 142 anos de emancipação política do município, a Prefeitura de São Miguel, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, lançou hoje a cartilha “Centenário do Grupo Escolar Padre Cosme (1918-2018)”. A solenidade foi realizada na Biblioteca Pública Municipal, reunindo gestores do município, representantes da Escola e sociedade civil.

“Uma instituição de ensino centenária é sempre um orgulho para qualquer município. A publicação dessa cartilha é o reconhecimento do Executivo Municipal à expressiva contribuição que o Grupo Escolar Padre Cosme deu e continua dando, ao longo desses cem anos de atuação, ao processo de desenvolvimento de São Miguel”, disse o prefeito e ex-aluno da instituição, José Gaudencio.

Presente no lançamento, o diretor da Escola Padre Cosme e também ex-aluno, reforçou o papel da instituição. “Temos a missão de construir uma escola que assegure e fortaleça os anseios da sociedade, oferecendo uma educação de qualidade aos nossos estudantes”, declarou José Pauliner.

A cartilha reúne informações, documentos, curiosidades, depoimentos e fotografias que remontam um pouco da história do Grupo Escolar Padre Cosme, desde a sua criação, em dezembro de 1918, até os dias atuais. Destaque também para a galeria de diretores da instituição.

Principal responsável pela elaboração da publicação, a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Paula Lopes, afirma que o documento reflete a preocupação da atual gestão municipal em reconstituir, preservar e valorizar a história de São Miguel. Ela explica que a cartilha é a terceira publicação da coleção “Antônio Augusto Neto”, idealizada pela Prefeitura Municipal com o propósito de registrar fatos históricos da cidade.

“Com essa cartilha, damos um novo passo rumo ao conhecimento, ao registro de fatos da memória coletiva e individual, e à valorização de nossa história, povo, educação e cultura”, comemorou Paula, que também foi aluna da instituição.

Ex-professora do Grupo Escolar, onde lecionou por 25 anos, Ivaniza Bezerra, hoje aos 85 anos, destacou durante discurso na solenidade a importância da escola na formação do caráter dos cidadãos. “Ela é muito importante para o nosso município e fundamental para a construção de uma sociedade mais instruída”, afirmou.

A publicação possui 28 páginas e contou ainda com a colaboração do historiador Rene Guida, Camila Carvalho, Maria Leilane Freitas, Camilo Torquato, Rostand Medeiros e familiares de ex-diretores da Escola, além do apoio do Café Santa Clara.