Passagem da Coluna Prestes em São Miguel é tema de exposição no Museu da Cultura Sertaneja

#Cultura | 28 de Novembro de 2018

A passagem da Coluna Prestes pelo município de São Miguel, em 1926, é tema da exposição lançada nesta quarta-feira (28) pelo Museu da Cultura Sertaneja, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros. A mostra temática aborda as memórias da passagem dos “revoltosos” pelo Alto Oeste Potiguar.

O evento foi acompanhado pelo prefeito de São Miguel, José Gaudencio, que à convite da UERN, foi um dos expositores da mostra, ocasião em que, ao lado da diretora do Departamento Municipal de Cultura, Paula Lopes, e do coordenador de cultura, Rene Guida, apresentaram o acervo de obras e telas produzidas pela Prefeitura na atual gestão e que retratam a história da cidade no contexto da passagem da Coluna, além de trabalhos acadêmicos de micaelenses sobre a temática.

São Miguel destaca-se pela formação, à época, de uma resistência e pelos acontecimentos que perpetuam as histórias e memórias da pequena Vila de então, concretizadas em um momento histórico para o Brasil e para o Rio Grande do Norte.

“O trabalho de reconstituição desse momento não pretende apontar heróis ou vilões, mas valorizar a marca histórica de São Miguel na história do Brasil”, disse o prefeito.

A abertura da exposição fez parte da programação do Fórum Internacional de Pedagogia, que conta com a participação de quase dois mil pesquisadores e alunos de todo o mundo.